terça-feira, 21 de julho de 2015

Pesquisa de Mercado: Como Influencia no Futuro da sua Empresa


Bem antes do cenário atual em que o país se encontra, a Pesquisa de Mercado já era uma excelente ferramenta para os empreendedores que estavam tirando seus sonhos do papel e colocando-os em prática. Em tempo de crise, a prática de adotar e associar a pesquisa ao Plano de Negócio, antes de iniciar um empreendimento, torna-se indispensável. Pesquisa de Mercado nada mais é do que coletar, identificar, classificar e tabular as necessidades, hábitos, preferências, perfis e costumes dos clientes.

Para que a pesquisa de mercado possua serventia, além de reduzir as incertezas, é necessário que os dados e informações gerados sejam tratados com muita relevância pelo empreendedor. Não adianta medir a "temperatura" do mercado se você não é proficiente para tomar decisões necessárias e se adaptar ao que a demanda deseja. Ou seja, é fundamental que a Pesquisa de Mercado seja parte essencial do Plano de Negócio de toda e qualquer empreitada que se inicia.



De janeiro a setembro de 2013, 1.427.162 novas empresas foram criadas no Brasil de acordo com o Indicar Serasa Experian de Nascimento de Empresas. Delas, cerca de 24% não irão sobreviver aos primeiros dois anos devido a fatores econômicos, falta de planejamento ou inadimplência. O desconhecimento sobre o mercado em que atuam também colabora para um resultado negativo mas, para esse problema, os empresários podem recorrer a uma ferramenta estratégica: as pesquisas de mercado. *



















Tipos de Pesquisas de Mercado

As Pesquisas de Mercado podem ser classificados em dois tipos:

Pesquisa Primária: É realizada com objetivo de coletar dados referentes aos seus concorrentes, as vendas e ações de marketing, entre outros. Sendo assim, a pesquisa primária possui caráter de levantamento de dados que serão transformados em informações para futuros posicionamentos da empresa no mercado no qual está inserida.

Pesquisa Secundária: Possui como objetivo a análise de dados gerados em pesquisas já consolidadas por grandes institutos de pesquisas. É extremamente importante na segmentação demográfica do negócio. Ou seja, com este tipo de pesquisa é possível identificar nichos com capacidade de crescimento em potencial e de retorno do investimento.



Métodos de Coletas de Dados 

Os métodos utilizados na realização das coletas de dados em uma pesquisa de mercado estão subdivididos em quatro tipos:

Pesquisa Qualitativa: Este método é utilizado para mensurar as relações de consumo de pequenos grupos e tem como característica principal o caráter exploratório (busca uma visão ampla do cenário). Geralmente são utilizadas perguntas subjetivas e abertas com o intuito de identificar possíveis desejos, sentimentos, impressões e vontades do consumidor em relação a um determinado produto ou serviço. Um tipo de pesquisa muito utilizada no processo de abertura de uma empresa é a Focus Group, que tem como objetivo mapear todos os possíveis caminhos que o empreendedor irá trilhar durante este processo. A Focus Group é realizada entre grupos de 8 a 12 pessoas que se reúnem em uma sala de vidro espelhado (com um moderador) e debatem entre si experiências relacionadas ao produto ou serviço. Palavras, termos, criticas, expressões faciais, tom de voz, entre outros pontos são registrados e tabulados posteriormente.


Pesquisa Quantitativa: Este método é realizado com intuito de obter dados estatísticos e é feito com um grande número de participantes. São realizados entre os pesquisados questionamentos diretos, objetivos e de rápida resposta. Pesquisas políticas representam um bom exemplo de método quantitativo.  


Técnica Observação: Como o próprio nome já diz, o pesquisador observa o fenômeno no seu ambiente natural. As observações podem ser realizadas transversalmente (de uma única vez) e longitudinalmente (ocorrem ao longo de um determinado período). Esta técnica possui um índice de precisão elevado, já que estamos falando da observação de hábitos de consumo reais dos clientes. O método pode ser realizado através de filmagens, e também pode ser aplicado para pesquisar os hábitos/comportamentos das crianças já que as mesmas não são capazes de expressar suas necessidades através de palavras ou questionários (outro tipo seria também o cliente oculto).


Técnica Experimental: Neste método é possível que o pesquisador manipule as hipóteses, cenários e variáveis afim de estudar a relação de causa e efeito de um determinado evento. Com isso é possível controlar os resultados e as possíveis soluções (praticamente uma espécie de simulador). Este método possui um custo elevado e não é tão comum a sua utilização entre as organizações. 



Como deve ser Realizada sua Pesquisa Mercado?

Sou defensor da não utilização do "achômetro", pois pra mim não passa de excesso de confiança, e por sua vez acaba cegando o empreendedor e fazendo com que o mesmo siga diretamente para o caminho do fracasso. Antes de tudo é necessário que haja sede, pelo conhecimento, pelo novo, pelo que pode te tornar mais competitivo. Enfim, não estou aqui pra dizer qual é a forma correta ou errada de realizar determinada ação na vida. Mas sim, mostrar que sempre vai haver uma forma que te dará menos "dor de cabeça" e será sempre mais rentável (tanto relacionado ao caráter financeiro quanto ao tempo).

Na minha opinião, uma pesquisa bem sucedida é uma pesquisa que está fundamentada em 4 pilares: O Que pesquisar? Como Pesquisar? Quando pesquisar? Onde pesquisar? (a semelhança com a ferramenta 5W2H é proposital). 

O vídeo abaixo mostra um pouco como uma atitude empreendedora pode transformar a realidade de uma empresa em um case de sucesso. A Pesquisa de Mercado foi utilizada para efetuar um reposicionamento do restaurante no segmento no qual está inserido. Vale a pena conferir.





É isso meus amigos, espero que tenham gostado do tema de hoje!

Aos colegas da area de Administração, peço desculpas se esqueci algum detalhe relacionado ao assunto neste post. 

Muito Obrigado a todos e uma ótima semana!



Referências




Sem comentários:

Enviar um comentário