segunda-feira, 8 de junho de 2015

Empreendedorismo: fonte de crescimento de um país

Neste primeiro post escreverei um pouco sobre um tema no qual sou apaixonado. Além de ser uma paixão, é um tema que está ganhando cada vez mais espaço entre o mercado brasileiro: Empreendedorismo. Para começar, segue meu conceito sobre este tema que cresce no Brasil a passos largos.

"Empreender é ter atitude de fazer melhor e diferente de tudo que já existe ao seu redor." 

Complementando o conceito acima, posso dizer que Empreender é: ser ousado porém com responsabilidade. É ter ideia de onde está pisando e onde irá pisar. É arriscar de forma moderada e consciente. É aprender com os próprios erros e levantar quantas vezes forem necessárias para alcançar um objetivo. Enfim, empreender significa muito mais do que tirar uma ideia "bonitinha" do papel. Disciplina, responsabilidade, visão holística, determinação e humildade, estas são características fundamentais para quem deseja entrar neste caminho fascinante do empreendedorismo.

Podemos dividir em dois grupos os Empreendedores: Por oportunidade ou necessidade. No Brasil a maior parte dos Empreendedores entram nesta jornada por oportunidade (cerca de 70%). Na última pesquisa* (GEM - Global Entrepreneurship Monitor) realizada pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) em parceria com SEBRAE em 2014, é possível observar que o número de empreendedores vêm aumentando desde 2011.


(Taxa Total de Empreendedores no Brasil)*

2014 - 34,5%

2013 - 32,3%
2012 - 30,2%
2011 - 26,9%

* Link para conferir a pesquisa na íntegra:
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/estudos_pesquisas/Pesquisa-GEM-2014,detalhe,45



Mas o que limita o crescimento?

Muitas vezes a vontade e empolgação de ter o próprio negócio ou dirigir um projeto pode causar uma espécie de "paixonite" e vocês sabem como fica uma pessoa apaixonada não é?! rsrsrs... Essa "empolgação" pode se tornar um fator limitante de crescimento em um futuro próximo. Ou seja, muitas vezes os passos não são mensurados ou até mesmo são, mas sem fundamentos técnicos nenhum. É o famoso "achomêtro"! 

Ainda sobre o estudo (GEM), o Brasil possui como seu principal fator limitante de crescimento a falta de "Educação e Capacitação" do Empreendedor. Em seguida aparecem as "Politícas Gorvenamentais". 

Falta de interesse de procurar meios que agreguem conhecimento é um fator gritante onde fica claro em outro indicador apontado pelo estudo. A pesquisa mostra que 86,6% dos empreendedores pesquisados (não se espante, você leu isso mesmo: 86,6%) nunca procurou nenhum órgão de auxílio disponibilizado pelo Governo (Sebrae, Senai, Senac, etc). Com isso fica claro que a problemática é cultural, e cultura meu caro não se muda da noite para o dia. Se fomos mais a fundo entraremos em outro tema que é a Educação fornecida pelo governo brasileiro, e sinceramente acho que não preciso entrar neste âmbito. Todos nós sabemos como anda a educação do nosso país.

O que fica bastante claro é que o Brasil tem potencial suficiente para ser tornar referência mundial. Porém, o problema é como faremos essa façanha? Acredito que o primeiro passo é disseminar o tema entre os jovens, estimulando a criatividade entre os mesmos. Como já havia falado anteriormente, é uma questão cultural e não se modifica da noite pro dia.

Uma coisa é certa meus amigos, o Empreendedorismo é o caminho para abertura de muitas portas na economia de um país. 



Fonte: 

Sebrae - http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/estudos_pesquisas/Pesquisa-GEM-2014,detalhe,45

Sem comentários:

Enviar um comentário